Produtos Profissionais

Erica Franquilino
 
 
 
 
 
 
Matéria publicada na revista Edição Temática, Abril de 2017, Nr. 34, Ano 12 
                   
   Empresas dedicam atenção especial ao aperfeiçoamento profissional e investem na realização de cursos,
workshops e treinamentos por todo o país

  Com foco na transmissão de conhecimento, as marcas de produtos para uso profissional utilizam várias ferramentas para falar de perto com seu público-alvo. As iniciativas incluem participações em feiras do setor, visitas aos estabelecimentos, parcerias e ações nas redes sociais, além da realização de eventos voltados ao aprendizado ou ao aperfeiçoamento de novas técnicas.

 
   A Extratos da Terra, que desenvolve produtos profissionais e para home care em linhas corporais, faciais e capilares, usa diversas frentes de comunicação para divulgar suas informações aos profissionais. “Temos um canal direto entre nossos fornecedores e os profissionais que são cadastrados e vão até as lojas. A equipe de distribuidores é treinada por nossas técnicas para passar a informação correta a respeito dos produtos e dar todo o suporte que o cliente precisa”, diz Luiza Steinmetz de Souza, gestora de marketing da empresa.
   A partir de um cadastro feito no site da Extratos da Terra, os profissionais passam a receber novidades, lançamentos e promoçõesda marca. “Em nosso canal no Youtube, temos vídeos de treiconhecimento namentos sobre protocolos, informações sobre os produtos voltados ao profissional de estética e informações sobre os cosméticos home care que a profi ssional pode indicar a suacliente, além de dicas de como ela pode conseguir melhores resultados com nossos produtos”, comenta.
  “Dessa forma, a profissional pode assistir os vídeos onde ela quiser e quando tiver tempo disponível, pois entendemos que muitas vezes ela não consegue se ausentar do trabalho por um dia inteiro para fazer cursos, por exemplo. Esses vídeos também são disponibilizados para nossos distribuidores enviarem aos profissionais cadastrados de sua região, por meio do Whatsapp”, ressalta Luiza. Facebook, Instagram e blog são outras ferramentas de divulgação e aproximação utilizadas pela marca, bem como parcerias com “profissionais conceituados na área de estética e blogueiras do Brasil inteiro”, acrescenta.
 
   A Live.Life Professional, marca atuante no mercado profissional há oito anos, com produtos capilares para tratamento, coloração,
finalização e home care, explora o potencial dos meios digitais, com presença no Facebook, Youtube e Instagram. “Outra forma de divulgação é a parceria com blogueiras que são influenciadoras do nosso segmento, que usam e aprovam a eficácia dos nossos produtos. Além delas, estamos iniciando parcerias com profissionais selecionados para se tornarem embaixadores da Live. Life Professional e levarem o nome da marca para seus clientes, seguidores e workshops”, diz Diogo Durval, gerente comercial e de novos negócios da empresa.
 
   Assim como outras marcas do segmento, a Live.Life Professional investe na qualificação de seus distribuidores, que, por sua vez, realizam workshops em suas cidades, levando treinamentos técnicos aos profissionais.
   “Em 2016, ministramos mais de 40 workshops técnicos para mais de 10 mil cabeleireiros. Para este ano, temos a projeção de atingir 20 mil profissionais”, salienta.
 
 
   Para Marcelo Schulman, criador da Vita Derm, é impossível ignorar a força dos recursos digitais. “Por isso utilizamos as redes sociais como forma de relacionamento. Temos um canal direto num formato 360 graus, chamado Informativo 360, por meio do qual fornecedores, profissionais de beleza, consumidores e colaboradores da empresa se atualizam sobre tudo o que acontece na Vita Derm”, destaca.
   Ele também menciona o trabalho intenso junto à assessoria de comunicação, a participação em editoriais e os anúncios em revistas direcionadas aos profi ssionais de estética e beleza,além da participação em feiras e congressos em todo o Brasil. “Esses são os caminhos que utilizamos para a comunicação da Vita Derm, tanto no mundo empresarial, como no científico”, diz o empresário, que acrescenta: “acredito que a cosmética em si se dá em 360 graus. Ela envolve a academia, a indústria e o mercado, num ciclo que começa e se fecha nele mesmo. Você pesquisa, aprende, produz, vai para o mercado e tem de vender este produto. Para lançar um novo produto, o processo é o mesmo, é um circuito eterno”.
 
 
 
 
   Redes varejistas especializadas são pontos de encontro de cabeleireiros, esteticistas, manicures e outros consumidores, tanto pela diversidade de opções oferecidas quanto pela oferta de cursos de aperfeiçoamento e reciclagem, normalmente realizados em conjunto com os fabricantes. As hiperlojas Ikesaki oferecem educação técnica para mais de 80 mil profissionais por ano. “Todas as lojas contam com auditórios, preparados para receber mais de 200 pessoas, para cursos dos nossos centros técnicos, ministrados em parceria com as melhores indústrias de cosméticos. Nesse contexto, o público pode conhecer lançamentos em primeira mão,
tendências e técnicas para o dia a dia do salão. Isso também valoriza o negócio do profissional, que pode estimular novos serviços e rentabilizar seu faturamento”, conta Vladimir Bastidas, coordenador educacional da Ikesaki.
 
   “Nos centros técnicos da Ikesaki, os cabeleireiros podem participar de cursos de atualização em cortes, penteados e tratamentos. Para as manicures, há o aperfeiçoamento em unhas profissionais de gel e porcelana, além das técnicas para unhas decoradas. Os cursos de design de sobrancelhas possibilitam novas oportunidades de ganho aos profissionais de beleza, assim como os mais  ovos protocolos de estética às esteticistas”, completa.
    A rede tem um núcleo de produção de conteúdo exclusivo, responsável pela elaboração de uma revista mensal, portais de conteúdo, blogs e atualização diária de redes sociais, “com muita informação para manter cabeleireiros, manicures, esteticistas, depiladoras e maquiadores atualizados, sobre o que há de mais importante, novo e trend no mundo da moda e da beleza”, ressalta. O pacote de serviços oferecidos pela Ikesaki também inclui a “Segundona Profissional”, iniciativa que transforma as segundas-feiras em um dia para participar de atrações especiais e exclusivas, como cursos e workshops, e obter descontos em diversas categorias de produtos.
 
“Vale destacar que dentro de todas as lojas da rede há um espaço pioneiro no setor, criado há mais de 15 anos,chamado Top
Profissional. Nesse ambiente, só entram profissionais de beleza cadastrados e que comprovem sua formação técnica. Nesse espaço, que é exclusivo do profissional, tudo é organizado para que ele se sinta numa espécie de Disney particular dos cabelos e da estética”, comenta.
 
  A Ikesaki conta também com o Top Salon Store, que oferece produtos de manutenção e tratamento capilar para consumidores utilizarem em casa, e o Ikesaki Design.
  “Profissionais podem entrar na Ikesaki e montar um salão inteiro em uma única visita. Disponibilizamos um show room de móveis para salão, com itens que atendem a todos os bolsos e necessidades. Na hora da compra, os profissionais ainda têm o auxílio do arquiteto da rede, que ajuda a projetar os melhores móveis, potencializando o espaço e o conforto do salão”, acrescenta.

 

Tendências e inovações

Conheça as principais apostas da indústria para atender às necessidades do profissional da beleza

 
  A diversidade de características e demandas dos brasileiros impulsiona a criação de produtos inovadores, com atributos diferenciados e alta performance. Tecnologia e eficiência, aliadas à criatividade e à dedicação de cabeleireiros e esteticistas, fortalecem o mercado de produtos profissionais no país.
 
 
   De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada em junho do ano passado – e que ouviu 790 consumidores, de todas as classes sociais, nos 27 Estados – seis em cada dez pessoas consideram-se vaidosas e 66% acreditam que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade.
 
 
 
    A busca por saúde e bem-estar, bem como os produtos com apelo premium, estão entre os fatores que estimulam o crescimento desse mercado – em nível mundial. Segundo dados da Technavio, empresa global de pesquisa e consultoria, o mercado mundial de produtos profi ssionais para o cuidado da pele deve ultrapassar os US$ 15 bilhões até 2021, com uma taxa composta anual de crescimento de 6%. Em um relatório divulgado recentemente, a empresa aponta como expoentes globais em produtos profissionais para a pele as companhias Beiersdorf, L’Oréal, P&G, Shiseido e Unilever. Ainda de acordo com a Technavio, os produtos antienvelhecimento dominaram o mercado global de produtos profissionais para a pele em 2016, com uma participação de 42,61%.
 
 
 
   No que diz respeito aos produtos capilares, a Technavio estima um crescimento anual de 3,75%, no período de 2016 a 2020. Em seu relatório, a consultoria destaca a atuação global das empresas Henkel, Kao, L’Oréal, P&G e Unilever, e mencionacomo outras “vendedoras proeminentes” as companhias Avon, Cadiveu Professional USA, Combe, Estée Lauder, Godrej Consumer Products, Johnson & Johnson, Revlon, Shiseido e World Hair Cosmetics.
 
 
 
   No Brasil, crescem as opções de produtos para uso profissional, assim como o número de salões de beleza e de clínicas de estética. Dados divulgados pela Abihpec mostramque o número de MEIs (Microempreendedores Individuais) no segmento “Cabeleireiros, Manicure e Pedicure” – definido pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) – saltou de 3.671 em 2009 para 429.547 em 2015. Nas Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”, o número de MEIs passou de 992 em 2009 para 127.856 em 2015.
 
 
 
   No que se refere às microempresas, o total de negócios na categoria “Cabeleireiros, Manicure e Pedicure” avançou de 16.093 para uma estimativa de 29.500 no mesmo período. As microempresas com atividades relacionadas à estética totalizavam 5.271 em 2009 e chegaram a 14.300 em 2015. Já nos negócios de grande porte, o número de empresas correspondentes à atividade “Cabeleireiros, Manicure e Pedicure” subiu de 1.005 em 2009 para aproximadamente 1.600 em 2015. Na área de estética, o número passou de 402 para 720.
 

 

Destaques do mercado

   
   O grupo Alfaparf possui duas marcas em sua divisão profissional no Brasil: Alfaparf Milano e Yellow Professional. As duas atendem a públicos específicos e apresentam soluções adaptadas para o mercado nacional. A marca premium Alfaparf Milano “distingue-se
pelo estilo italiano, perfeccionista e atento aos detalhes”, comenta Julia Alves, diretora de marketing da Divisão Profissional do grupo
Alfaparf no Brasil.
 
 
 
   “A capacidade de escutar e a parceria contínua com hairstylists de nacionalidades e culturas diferentes são as premissas para oferecer, em primeira mão, as melhores soluções de beleza e bem-estar”, destaca Julia. No início do ano, a marca trouxe ao Brasil a coloração Pigments, uma linha formada por seis pigmentos puros ultraconcentrados e de utilização transversal. “Combinada com outras colorações, shampoos, máscaras ou mousses, Pigments possibilita que o cabeleireiro use toda sua criatividade para criar tons únicos ou reproduzir a cor original dos fios. A possibilidade de combinar pigmentos com produtos de tratamento, coloração de oxidação, tonalizantes e até mesmo água é única no mercado”, afirma.
 
 
   A Yellow Professional, nascida há mais de 15 anos e exportada para vários países, foi inspirada no colorido multiétnico do Brasil. “Para atender as necessidades da mulher brasileira, que possui duas demandas principais – brilho e hidratação –, a marca lançou o Ye Control Therapy, linha pensada e desenvolvida para reduzir o volume dos fios, nutri-los e conferir muito mais brilho”, diz a executiva.
   As linhas para coloração são as campeãs de venda da Alfaparf Milano no Brasil, com destaque para a Evolution of The Color. “Com produção 100% brasileira, a fórmula foi elaborada para maximizar resultados e preservar a fibra durante o processo de coloração. Sua produção é altamente específica, para garantir uma cor única e vibrante. Em tratamento capilar, nossos grandes líderes são: a linha Semi di Lino, com vitaminas extraídas das sementes de linho e que reparam a cutícula; e Midollo di Bamboo, para reparação de danos profundos, regenerando a matéria interna do cabelo, além de hidratá-lo e nutri-lo”, conta
 
   Recentemente, a Avlon reapresentou ao mercado nacional a linha Ferm, com produtos para permanente afro. “A linha retornou exclusivamente por conta da alta demanda vinda dos profissionais. Reformulamos o sistema, simplificando-o em apenas três passos, e adicionamos ativos condicionantes em todos os produtos, melhorando o processo. O diferencial Avlon sempre foi a qualidade dos produtos e o know-how em sistemas de transformação capilar. Prezamos pela saúde do couro e do fio, formulando produtos que minimizem os danos à fibra”, diz Jafar Syed, gerente da Avlon no Brasil. O carro-chefe da marca no país é a linha de cremes alisantes Affirm. “Somos reconhecidos como a empresa que mais entende de relaxamento e alisamento no mundo”, afirma o executivo.
 
   As últimas novidades daItallian Hairtech são as linhas Trivitt Professional e Trivitt Cachos. “A Trivitt Professional 
foi desenvolvida a partir de elementos naturais, em meio a ativos tecnológicos. Os ativos de proteína do trigo, extrato de Aloe vera e óleo de camelina dourada proporcionam hidratação e cauterização para todos os tipos de cabelos”, aponta Décio Alcântara, gerente de marketing da empresa.
 
   A linha Trivitt Cachos é formulada sem a adição de silicones, sulfatos, parabenos e óleo mineral. A composição 
traz óleo de sementes de uva e de oliva, pantenol e colágeno vegetal, para hidratar e definir os cachos. As colorações são os produtos mais requisitados da marca, sobretudo as que integram a linha Itallian Color.   “Produzida com a mais alta tecnologia, a Itallian Color mantém os cabelos hidratados, macios e com muito brilho”, assegura o gerente de marketing.
 
   Na Buona Vita, a proximidade com os clientes evidenciou a necessidade de desenvolver uma linha voltada aos profissionais que realizam técnicas de micropigmentação. “Por isso lançamos a linha Microderma, composta por produtos que auxiliam no processo de higienização e preparo da região a ser pigmentada, oferecendo cuidados ideais e seguros antes, durante e depois do procedimento, por meio do efeito demaquilante, removedor de resíduos mais profundos, equilíbrio de pH, antissepsia e regeneração e cicatrização do tecido, ajudando a fixar o pigmento”, comenta Celina Lis, farmacêutica e coordenadora técnica da empresa.
 
   Ela também destaca a personalização de tratamentos estéticos, baseados na genética e na epigenética, proporcionada pelas linhas Alchemy Face e Body. “Elas permitem que o profissional crie um protocolo personalizado e componha uma alquimia específica para cada cliente, de acordo com a alteração que apresenta. Também disponibilizamos aos clientes produtos sem glúten, sem origem animal para os veganos e itens para gestantes”, diz Celina.
 
 
   Além da Alchemy Face e da Body, estão entre os destaques do portfólio da Buona Vita as linhas Bio Intense, indicada para procedimentos de rejuvenescimento, sequelas de acne, estrias, cicatrização, pós-operatório e pós-microagulhamento; Bio Lift, para aumento de tônus, firmeza e prevenção de estrias em gestantes; Skin Reveal, linha de peeling químico e enzimático, indicada para clareamento e rejuvenescimento; o Caffeine Sculpt, creme para massagem com 6% de cafeína pura; e o Hot Slim, creme de massagem com nicotinato de metila e fosfatidilcolina, associados a outros potentes lipolíticos para redução de gordura e celulite.

 

Custo-benefício

   Cosméticos para uso profissional apresentam diferenciais, relacionados a fatores como pesquisas e tecnologias empregadas em seu desenvolvimento, alta concentração de ativos e formulações mais elaboradas. Esses diferenciais tornam os preços mais elevados nessa categoria de produtos.
   “Além disso, os produtos profissionais precisam oferecer um resultado imediato e mais profundo. Quando um cliente vai ao cabeleireiro mapear um problema ou uma necessidade, ele deseja sair de lá com os cabelos tratados e diferentes. É necessária uma ação qualitativa direta e de alta performance”, argumenta Julia, da Alfaparf.
  Ela comenta que, no Brasil, o mercado profissional vive uma “situação única”, em razão da existência de serviços “adaptados para atender desejos específicos e que são capazes de personalizar o cuidado capilar. O Grupo Alfaparf entende essa necessidade e, a cada lançamento, desenvolve um grupo de serviços únicos”.
 
  Syed, da Avlon, menciona o investimento na educação dos profissionais e acrescenta: “sistemas de tratamento e de transformação realmente efetivos, a serviço do bom profissional, trazem resultados impossíveis de se conseguir em casa”. No entanto, mais do que desenvolver um cosmético eficaz, “é preciso pensar na saúde do profissional que está em contato com o produto, praticamente todos os dias”, aponta Celina, da Buona Vita.
 
   “Isso exige que a formulação tenha uma boa sinergia, ou seja, uma combinação de ativos que atuem por meiode mecanismos de ação diferentes, bem como a substituição de substâncias nocivas, como propilenoglicol, parabenos, liberadores de formol, óleo mineral e parafina, entre outros. Essa troca confere um valor agregado ao produto, mas diminui a preocupação do profissional ao longo do tempo de exposição”, acrescenta a farmacêutica. Ela ressalta que os produtos para manutenção da Buona Vita são a extensão do tratamento realizado em clínica. “Os produtos para uso domiciliar têm a mesma composição que os profissionais, porém os profissionais são usados na clínica, geralmente de duas a três vezes por semana, associados a massagens ou eletroterapia, enquanto os de home care são utilizados todos os dias, apenas aplicando até absorver”, afirma.
 
   Alcântara, da Itallian Hairtech, lembra que os produtos de uso profissional dependem de diagnósticos específicos para serem aplicados. “Quando sabemos que nossos produtos serão utilizados por profissionais, isso nos possibilita desenvolver fórmulas avançadas, com a mais alta tecnologia e segurança. Isso agrega um alto valor para o profissional, pois suas criações ganham um reforço. Além disso, uma pequena quantidade de produto é capaz de proporcionar o resultado esperado. Dessa forma, o profissional obtém a melhor relação custo-benefício”, salienta.

 

Tendências

 
  Julia acredita que a grande tendência e, ao mesmo tempo, um dos desafios desse mercado, é o desenvolvimento de produtos e serviços que permitam que o cabeleireiro seja mais independente e criativo. “O grupo Alfaparf desenvolve produtos com esse foco há alguns anos e, graças a essa iniciativa, hoje é possível combinar uma coloração com uma ampola ou shampoo, ou um tonalizante e uma máscara de tratamento, por exemplo. O mercado tem de acompanhar o dinamismo que a profissão de cabeleireiro exige. Entendemos que regras muito rígidas limitam a criatividade, a produtividade e até mesmo o resultado”, opina.
 
   Para a diretora de marketing, a transversalidade no portfólio de produtos – principalmente em coloração e linhas de tratamento – é essencial para que o resultado seja customizado e elaborado exatamente como o cliente deseja. “O Brasil desafia bastante o mercado cosmético e o grupo Alfaparf, estimulando o desenvolvimento de produtos altamente específicos e que atendam nossa diversidade étnica. Nós conseguimos oferecer essa variação com sucesso há algumas décadas graças à equipe de pesquisa e ao nosso relacionamento com os cabeleireiros”, diz.
 
   Em tempos de imediatismo e praticidade, “a tendência é que produtos faciais proporcionem efeito rápido e duradouro”, aponta Celina. “Já para os corporais, [a tendência é de] produtos que além de ser eficazes, possibilitem que o profissional de saúde estética não tenha a necessidade de ficar muito tempo executando as técnicas de massagem, permitindo que ele realize menos sessões para chegar ao objetivo”, acrescenta.
 
   Décio destaca a força do apelo natural. “Estamos alinhados com a tendência de produtos com ativos naturais, por meio da linha Trivitt Cachos, que é livre de parabenos, sulfato e óleo mineral, entre outras substâncias. Estamos preparando, para este ano, uma nova linha de coloração, que promete colorir sem danificar a fibra, além de não conter amônia. Em breve, teremos mais novidades sobre esse lançamento”, adianta

 

O caminho certo

A sintonia fina entre fabricantes e distribuidores – o que envolve ações de treinamento e suporte técnico – é parte importante do processo que leva produtos de qualidade às mãos dos profissionais
 
 
   Fatores como a eficiência logística, a oferta de produtos nos pontos de venda e o treinamento realizado junto a parceiros comerciais são fundamentais para a diferenciação e o crescimento de marcas voltadas ao público profissional. A escolha pelo melhor canal de distribuição é, portanto, um ponto crucial em um cenário de concorrência acirrada e expectativas por produtos cada vez melhores.
 
   Basicamente, a distribuição de produtos profissionais pode ser feita de forma direta ou indireta. No sistema de venda direta, o produto é levado até o cliente, que o adquire em seu próprio estabelecimento. Na venda indireta, o consumidor irá adquiri-lo nas lojas que atendem o segmento. Grande parte dos fabricantes faz uso de uma combinação dos dois sistemas.
 
   Na venda feita diretamente ao profissional, uma boa apresentação do produto é fundamental. Por essa razão, distribuidores e suas equipes de venda passam por constntes treinamentos. Fabricantes realizam eventos, cursos e promoções, elaborados especificamente para a qualificação desses parceiros. O atendimento na venda direta também inclui a entrega de materiais promocionais ao estabelecimento que adquire os produtos, para reforçar a comunicação visual e destacar os diferenciais da marca.
 
   Na venda indireta, atacadistas e distribuidores fornecem os produtos a varejistas especializados, que, além de cosméticos, comercializam vários outros artigos essenciais à rotina dos profissionais. Em parceria com fabricantes de cosméticos, essas redes mantêm uma programação de cursos de aperfeiçoamento, tornando-se importantes agentes de disseminação de conhecimento entre os profissionais.

 

Treinamento como vantagem competitiva

    A Ponto 9 distribui seus produtos por meio de representantes e distribuidores que visitam salões de beleza e barbearias, ministrando treinamentos e orientando os profissionais sobre a aplicação correta dos produtos. São mais de dez linhas para uso profissional, vendidas para todo o Brasil e também para os Estados Unidos e Portugal. “A maior concentração das vendas ocorre em São Paulo, pelo fato de nossa sede estar na capital e pela facilidade que encontramos em atuar nessa região. Porém, por meio de nossos distribuidores, também efetuamos um trabalho de multiplicação, levando para profissionais das áreas mais distantes do paísos ensinamentos de nossa engenheira química e proprietária da empresa, Patricia Hufnagel Toscani”, comenta José Faria, consultor de marketing da Ponto 9.
 
   Os treinamentos ocorrem na sede da empresa, junto ao distribuidor ou no próprio salão de beleza. “Eventualmente, promovemos cursos em locais terceirizados, visando o aprimoramento de nossos clientes. Em outros estados, o próprio distribuidor promove cursos, que são ministrados pelo nosso pessoal, responsável por explicar e aplicar os produtos. Por serem linhas com alta tecnologia, somente por meio das ações de treinamento que desenvolvemos junto aos cabeleireiros e barbeiros é possível conseguir alta performance nos resultados dos trabalhos”, aponta.
 
   Os produtos da Extratos da Terra chegam aos profissionais por meio de 93 distribuidores espalhados pelo Brasil e do e-commerce da marca, por meio do qual profissionais cadastrados e com atuação comprovada na área de estética podem comprar produtos exclusivos. O volume maior de vendas da empresa – que também possui pontos de venda na Suíça e nos Estados Unidos – está concentrado nas regiões Sudeste e Sul do país.
 
   “Todos os distribuidores passam por um treinamento inicial, que é realizado presencialmente na sede da indústria. Neste treinamento, eles recebem as informações necessárias sobre o conceito da marca e diretrizes. Além disso, nossos distribuidores recebem o suporte técnico necessário e têm à sua disposição treinamentos online com técnicas da Extratos da Terra, mediante agendamento prévio”, ressalta a gestora de marketing Luiza Steinmetz de Souza.
 
   A empresa também oferece o apoio de uma analista de vendas, que encaminha as dúvidas dos distribuidores ao profissional mais capacitado para esclarecê-las, quando necessário. “Temos canais de comunicação diretos e exclusivos com nossos distribuidores, e eles têm acesso a materiais técnicos e de vendas”, completa Luiza.
 
   A Live.Life Professional conta com mais de 200 distribuidores em todo o território nacional, para atender a demanda dos
profissionais. As vendas da marca são mais expressivas nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país. “A qualificação é o nosso diferencial. Valorizamos nossos distribuidores, capacitando-os por meio de constantes treinamentos e um suporte técnico individualizado, para que o amplo domínio dos produtos e o conhecimento do mercado sejam uma vantagem competitiva”, afirma
Diogo Durval, gerente comercial e de novos negócios da empresa.
    O Live.Life Business School, canal da marca no Youtube, funciodistribuição na como “um centro de qualificação para os distribuidores”, diz o executivo. “O objetivo desta universidade corporativa é formar e qualificar distribuidores de cosméticos de todo o mercado, por meio de vídeos técnicos e materiais instrucionais específicos para distribuidores de cosméticos profissionais”, acrescenta.
 
   A Vita Derm é multicanal, com distribuição feita por meio da venda direta, indireta, do e-commerce e do sistema de franquias.
  “Trabalho este conceito há 15 anos, com o objetivo de que o nosso produto chegue às mãos de todos. Temos vários formatos de negócios, pois nem sempre é possível aumentar o número de franquias, devido ao momento econômico ou à realidade do interessado. O importante é estarmos no mercado entregando o que o cliente desse segmento quer”, afirma.
   Os produtos são distribuídos em todo o país, e as maiores vendas são realizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. No que diz respeito ao relacionamento com parceiros comerciais, ele menciona que alinhar desejos, pensamentos e metodologias de trabalho em pequenas e grandes corporações não é tarefa fácil. No entanto, “temos franqueados e colaboradores que estão há mais de 30 anos com a Vita Derm, o que mostra que o nosso relacionamento não é ruim”, aponta.
 
   “Entendemos que todos que fabricam produtos estão comprometidos com a qualidade, isso virou commoditie. Nós nos empenhamos para sermos os melhores do mercado, investindo em pesquisas e testes clínicos, num trabalho meticuloso e custoso para levarmos segurança aos clientes, profissionais, franqueados e distribuidores. E temos algo mais para o mercado: a parte educacional, os treinamentos no centro técnico e as capacitações, que dão ao nosso trabalho e aos nossos produtos um valor agregado”, destaca.

 

Desafios logísticos

 
  Soluções que aperfeiçoem custos e melhorem prazos de entrega são fundamentais na engrenagem que leva à fidelização de consumidores. A eficiência logística ganha, portanto, cada vez mais relevância nos negócios, como diferencial competitivo.
 
 
Por envolver aspectos como administração de matérias-primas, produção e armazenagem, a harmonia entre as etapas do processo é essencial.
 
   As dificuldades inerentes à realidade brasileira – como os problemas de infraestrutura e a alta concentração no transporte rodoviário – tornam o cenário ainda mais desafiador. Divulgado a cada dois anos, o Logistics Performance Index (LPI) é um levantamento do Banco Mundial baseado em estudos de mais de 120 especialistas de todo o mundo, com o objetivo de traçar um ranking de eficiência logística. A última edição da pesquisa, divulgada em 2016, traz o Brasil na 55ª colocação, entre os 160 países analisados.
 
  O resultado representa um salto de dez posições na comparação com 2014, quando o Brasil ocupava o 65º lugar. Contudo, o dado está distante da marca de 2010, ano em que o país estava na 41ª posição. Segundo especialistas, o principal desafio do setor no Brasil continua sendo o processo de distribuição. Fornecedores precisam extrair o máximo de eficiência de seus processos, mesmo quando a infraestrutura é inadequada. Segundo o levantamento do Banco Mundial, o Brasil vai bem no que diz respeito à qualidade do rastreamento, o que se refere ao monitoramento das cargas.
 
   De acordo com a “Pesquisa Custos Logísticos no Brasil”, divulgada pela Fundação Dom Cabral em 2015, o transporte de longa distância é o fator mais representativo na estrutura dos custos logísticos das empresas: representa 50% do total. Nesse panorama, a adoção de recursos tecnológicos – como softwares especializados e aplicativos – vem ajudando a conferir agilidade e precisão aos processos.

 

Passo a passo para uma pele mais jovem

 
Conheça a linha Imune Dose, da Cosmobeauty, desenvolvida para o rejuvenescimento cutâneo.
A formulação dos produtos traz o ingrediente Syn Up, que aumenta a resiliência da pele frente às agressões externas
 
 
   A linha é formulada com um conjunto de ingredientes e substâncias que são rapidamente reconhecidos pela pele e desempenham funções como: estímulo de elementos essenciais para a sustentação dérmica, proteção celular antioxidante, reorganização dos componentes extracelulares e reposição de moléculas endógenas necessárias para mantê-la saudável e com aparência mais jovem.
 
   O tratamento tem foco na imunização dérmica, um conceito que propõe proteger a pele dos principais fatores que levam ao envelhecimento cutâneo, uma vez que ativa seus mecanismos de defesa.
 
   Dentre as principais inovações do Kit Imune Dose está a presença do ativo Syn Up. Molécula derivada de dipeptídeo - que bloqueia eficientemente moléculas degenerativas que comprometem a firmeza cutânea – o Syn Up normaliza globalmente o sistema da pele, diminuindo significativamente as inflamações e descamações. Por meio desse fortalecimento, a matriz epidermal cria um bioescudo natural, tornado-a mais resistente às agressões diárias.
 
   O kit Imune Dose é compsoto pelos produtos: Imune Dose Solução Facial Iluminadora, Imune Dose Unidose Concentrada, Imune Dose Máscara Facial Branqueadora, Imune Dose Loção Facial Intensiva e o aparelho Led Sonic. A linha para home care, indicada para uso diário, traz o Imunederm, loção facial rejuvenescedora e o Imune Cleanser, mousse de limpeza facial antienvelhecimento.

 

Conheça o protocolo profissional:

 

Satisfação garantida

 
Novas soluções e tecnologias levam praticidade, diversificação e melhores resultados à rotina de cabeleireiros e esteticistas. Confira uma seleção com alguns destaques do mercado profissional, em produtos para pele e cabelos
 
 
 
 
 

 

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