Temas Dermatológicos

Hidratação e Regeneração da Pele

Julho/Agosto 2001

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Pele hidratada é aquela com quantidade adequada de água em todas as suas camadas. Nesta situação ela será saudável, macia elástica e flexível.

A epiderme (camada mais externa da pele) está sempre se renovando e sua última camada, que faz contato com o meio exterior é chamado de camada córnea. Isto ocorre porque as células perderam o núcleo, porém, mantiveram a estrutura com grande quantidade da proteína denominada queratina. A camada córnea é, portanto, o envoltório protetor da pele sendo o responsável pela interface com o mundo exterior.

A camada córnea é a principal responsável por manter a quantidade de água em todos os níveis da pele. Se ela estiver funcionando de forma inadequada, a perda de água pode ser grande, levando a desidratação cutânea.

A epiderme também é responsável pela regeneração da pele. A cada 28 dias uma célula caminha desde a junção dermoepidérmica até o estrato córneo, desprendendo-se então como uma célula morta. Quando a pele encontra-se desidratada, esta reconstituição e troca ficam alteradas, dificultando a regeneração cutânea natural. Por isso, a hidratação cutânea é tão importante para a cútis.

Para o bom funcionamento do mecanismo de hidratação deve haver uma capacidade controlada de reter água pelo estrato córneo, de modo que a taxa de evaporação da água permaneça sempre a mesma. Isto irá depender da composição e integridade da camada córnea assim como o nível de agressão do meio exterior.

Quando houver alterações na superfície da camada córnea (queimadura, escoriações, rompimento) ou perda excessiva de lipídeos ou de hidratantes naturais, a pele torna-se seca, áspera, sem elasticidade ou flexibilidade. O sol, os poluentes, a umidade relativa do ar também são fatores que interferem na hidratação da pele. Além disso, certas doenças como atopia ou ictiose (doenças que mudam a camada córnea) e também fotoenvelhecimento interferem na capacidade hidratante da pele.

Os constituintes naturais do estrato córneo são formados por aminoácidos, carboxilato pirrolidone (PCANA), uréia, sais minerais, água e lactatos. As gorduras de superfície (sebo) como colesterol, ácidos graxos e ceramidas também são importantes para evitar a perda de água.

As pessoas adultas devem usar hidratante em toda a pele pelo menos uma vez por dia. Devem também evitar substâncias irritantes e que provoquem desidrataçao como sabões, detergentes e álcool.

O mecanismo de atuaçao desses produtos podem ser de três tipos:

• Oclusão: Promovido por ingredientes lipídicos ou emolientes (vaselina, lanolina, ésteres de ácidos graxos, etc).
• Umectação: Por aplicação de substâncias higroscópicas, que retém água na superfície da pele (glicerina, sorbitol, propileno glicol).
• Hidratação ativa: Oferecida por ingredientes intracelulares com capacidade higroscópica, como os constituintes do fator de hidratação natural ou através da ação na estrutura celular, como os alfa-hidroxiácidos (AHA)e seus derivados. Produtos com estes princípios ativos são também chamados de "hidratantes terapêuticos".

A proposta de hidratação ativa é cada vez mais sedutora, porque além da manutenção aquosa há o estímulo para sua regeneração. Os hidratantes com alfa-hidroxiácidos também podem ser utilizados nos tratamentos de doenças dermatológicas para evitar a atrofia cutânea.

Dra. Denise Steiner é dermatologista.
E-mail: clinica-stockli@sti.com.br




Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

excelente articulo

por sandra rodriguez 21/02/2020 - 10:23

Novos Produtos