05-11-2018

Confiança dos empresários sobe pelo segundo mês consecutivo, aponta FecomercioSP

O Ãndice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (Icec) avançou pelo segundo mês consecutivo. A alta foi de 0,8%, ao passar de 101,8 pontos em setembro para 102,6 pontos em outubro. Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice continuou em queda (-4,5%).


Apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Icec varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Na análise por porte, as empresas com até 50 empregados apontaram leve alta, de 0,8%, passando de 101,2 pontos em setembro para 102 pontos em outubro. No entanto, as empresas com mais de 50 empregados sofreram queda de 1,4%, passando de 130,7 pontos em setembro para 128,8 pontos em outubro.


Dos três quesitos que compõem o indicador, o Ãndice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) caiu pelo quinto mês consecutivo. O índice recuou 0,3%, de 89,8 pontos em setembro para 89,5 pontos em outubro. Na comparação anual, o indicador retraiu 3,6%.


O Ãndice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) voltou a crescer (3,2%) e registrou 73 pontos em outubro, ante 70,8 pontos em setembro. Entretanto, na comparação com o mesmo mês de 2017, houve retração de 7,3%. O Ãndice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) obteve leve alta de 0,3%, ao atingir 145,2 pontos em outubro, ante 144,8 pontos em setembro. Na comparação com setembro do ano passado, houve retração de 3,7%.


De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, apesar de o indicador apresentar melhora na confiança dos empresários, há uma clara insatisfação apontada em seus níveis atuais de estoque, retração que pode ser atribuída à fraca recuperação do comércio em decorrência do alto índice de desemprego ainda registrado, da recente alta do dólar e da redução dos investimentos.




Notícias relacionadas

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos