Higiene Oral

Edicao Atual - Higiene Oral

Editorial

É preciso caminhar

No Brasil a população desocupada totalizava 9,1 milhões de pessoas no último trimestre de 2015, signifi cando aumento de 40,8% (2,6 milhões a mais) em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o IBGE. No atual ambiente de paralisia que assola o país na área econômica com diminuição de novas oportunidades de recolocação, encarar o desafi o de iniciar o próprio negócio tem sido a escolha de muitos brasileiros.

Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) divulgada no início deste ano – mostra que dentre os empreendedores do país, 44% estão exercendo a atividade “por necessidade”. São pessoas que optam por esse caminho como maneira de complementar a renda. Já a proporção de empreendedores “por oportunidade” caiu de 71% em 2014, para 56% no ano passado.

Por necessidade ou oportunidade, o fato é que grande número de brasileiros decide que, de alguma forma, é preciso continuar a caminhar.

Esta edição de Cosmetics & Toiletries Brasil aborda, na seção Enfoque, as oportunidades, os desafi os e o potencial de crescimento de um segmento no qual menos é mais: o de produtos free. São shampoos, sabonetes, loções, desodorantes, esmaltes e vários outros cosméticos, que chegam ao mercado sem parabenos, sulfato, sal, corantes, silicones, óleos minerais, fragrâncias, glúten e outras substâncias. A aposta no conceito free é um diferencial que pode atrair um número cada vez maior de consumidores, uma vez que cerca de 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia. A seção Persona traz a trajetória de Alice Moraes.

Os artigos técnicos abordam a higiene oral - com um interessante artigo sobre os cuidados com os dentes de leite -, estratégias de formulação de máscaras faciais, e o uso de sistemas de nano e microemulsões em produtos cosméticos. Na sequência de artigos da Bioengenharia Cosméticos, o assunto desta edição são as técnicas para avaliar a hidratação e a oleosidade da pele.

Boa leitura!

Hamilton dos Santos
Publisher

Higienização Bucal para Dentes de Leite - Jadir Nunes (Slinic – Scientifi c Learning & Innovation Consulting, São Paulo SP, Brasil)

A higienização da cavidade bucal é fundamental para o equilíbrio da saúde em geral. Por essa razão, os cuidados devem começar logo após o nascimento dos primeiros dentes, ainda quando se é bebê. Neste artigo, o autor aborda aspectos da dentição de leite, as características dos dentifrícios infantis e o uso do flúor iônico.

La limpieza de la cavidad oral es importante para el equilibrio de la salud en general. Por esta razón, la atención debe comenzar poco después del nacimiento de los primeros dientes de leche, incluso cuando es un bebé. En este artículo, el autor analiza los aspectos de los dientes de leche, las características de las pastas de dientes de los
niños y el uso de fluoruro iónico.

The cleaning of the oral cavity is important for the balance of overall health. For this reason care should begin shortly after the birth of the fi rst teeth, even as a baby. In this article the author discusses aspects of milk teeth, the characteristics of children’s toothpastes and the use of ionic fluoride.

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Máscaras Faciais - Luigi Rigano, PhD (Rigano Laboratories, Milão, Itália)

Recentemente, as máscaras faciais passaram por uma reforma. Hoje, com frequência, elas oferecem múltiplos benefícios à pele, incorporam ingredientes inovadores e proporcionam eficácia imediata. Porém, a estratégia de formulação das máscaras faciais é muito simples e não difere muito da estratégia das formulações padronizadas de cremes cosméticos. Neste artigo, são discutidas formulações de máscaras em gel, emulsão e suspensão, separadas em subcategorias de peeling ou removíveis com lavagem.

Las máscaras faciales han sido objeto de un cambio de imagen en los últimos años. Ahora menudo múltiples beneficios para la piel, incorporan ingredientes innovadores y proporcionan una eficacia inmediata. Sin embargo, la estrategia de formulación para máscaras faciales es bastante simple y no difi ere mucho de la estrategia de las formulaciones padrón de cremas cosméticas. Aquí, las formulaciones de gel, emulsión y suspensión de la máscara se discuten y se dividen en despegable y sub categorías de eliminación por lavado.

Facial masks have undergone a makeover in recent years. They now often multiple skin benefits, incorporate innovative ingredients and provide immediate effi cacy. However, the formulation strategy for facial masks is quite simple and does not differ greatly from that of standard cosmetic creams. Here, gel, emulsion and suspension mask formulations are discussed and divided into peel-off and wash-off subcategories.

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Nanoemulsões e Microemulsões em Produtos Cosméticos Inovadores - Karolline Krambeck, Maria Helena Amaral, Delfim Santos, José Manuel Sousa Lobo (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Porto, Portugal)

O uso de nano e microemulsões vem aumentando todos os anos. Este artigo consiste em uma revisão sobre a utilização desses sistemas na área da cosmética, bem como suas vantagens e desvantagens, citando exemplos de produtos que já são comercializados.

El uso de nano y microemulsiones está aumentando cada año. En este artículo se revisa el uso de estos sistemas, así como sus ventajas y desventajas, citando ejemplos de productos que ya están en el mercado.

The use of nano and microemulsions is increasing every year. This article is a review of the use of these systems in the area of cosmetics, as well as their advantages and disadvantages, citing examples of products already on the market.

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