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PROGRAMAÇÃO |
08:00 - Retirada de Credenciais |
08:30 - Curso |
Tendências em Maquiagem
A busca pela beleza sempre esteve presente na história do ser humano. Os registros das primeiras sociedades até os dias de hoje, a preocupação com a beleza e tudo o que ela envolve (fins estéticos e religiosos, fatores econômicos, etc.), são temas de reflexão de historiadores e estudioso em geral. O Brasil é o terceiro mercado consumidor de produtos de beleza, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.Grande parte desse contínuo crescimento se deve a constante renovação do mercado consumidor e dos produtos oferecidos.O consumidor busca por produtos, por exemplo, resistentes à umidade, que forneçam proteção à pele, fáceis de aplicar, enfim. Analistas de mercado e revistas internacionais indicam uma série de tendências para os próximos anos, que alinham as novidades tecnológicas a variações do mercado consumidor.
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Wilma Flora Santos Souza Carrato
Carrato Consultoria, São Paulo SP
Biomédica, com especialização em Cosmetologia e Administração Hospitalar.Ministrante do módulo de Maquiagem dos cursos de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz e FAMEC e FACIS – em parceria com a ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia. Palestrante de workshops comerciais em várias cidades do país, conta com mais de 30 anos de experiência em controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento em indústrias como Max Factor, Revlon, Procter & Gamble, Payot, Sara Lee, entre outras. Exerceu a função de Coordenadora Técnico Comercial na M. Cassab e Multiquim - empresas nacionais distribuidoras de matérias primas para indústrias cosméticas, farmacêuticas e saneantes. Atualmente é consultora técnico-comercial da empresa Carrato Consultoria em Gestão Operacional.
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PATROCINAM
ESTE CURSO |
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09:00 - 09:20 |
Hair Color – Tendências em Coloração Semi-permanente e Maquiagem para Cabelos
A coloração semi-permanente e temporária tem apresentado notável crescimento global pelo fato de serem mais suaves do que a coloração permanente, e sobretudo, por proporcionarem aos consumidores que desejam mudanças constantes, a experimentação de várias cores de cabelo. Nesta palestra você ficará por dentro de novos produtos que traduzem essas tendências, das cores mais relevantes, bem como de soluções tecnológicas e fragrâncias para inspirar inovações.
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Fernanda Soro
Sensient Cosmetic Brasil., São Paulo SP
Fernanda Soro – Publicitária, com formação internacional pela Universidade de Berkeley na Califórnia – USA e pela EOI: Escuela de Negócios, em Madrid - ES. Mais de 15 anos de experiência em marketing, tanto no desenvolvimento de novos produtos como na ativação e estudo de tendências. Atuou em empresas como Avon, IFF e atualmente exerce o cargo de Gerente de Marketing LATAM na Sensient Cosmetic Technologies.
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09:20 - 09:40 |
Cosméticos Naturais, Orgânicos e Veganos: Principais desafios em Formulações
O aumento na busca por produtos cosméticos naturais, orgânicos e veganos demonstra que os consumidores estão cada vez mais conscientes com relação a sustentabilidade e testes em animais. Analistas de mercado preveem que o consumo mundial de cosméticos naturais deverá duplicar nos próximos 7 anos, alcançando 16 bilhões de dólares em 2020 e 22 bilhões em 2024.Para atender esta demanda, os fabricantes de matérias primas e de produtos finais precisam estar bem preparados. O presente trabalho tem como foco a abordagem dos principais conceitos envolvidos no desenvolvimento e produção de cosméticos naturais, orgânicos e veganos, de forma a fornecer as informações internacionais mais recentes adotadas sobre o tema.
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Juliana Flor
Chemspecs Comércio., São Paulo SP
Juliana Flor é bacharel em química, com mestrado e doutorado pela UNESP. Possui 10 anos de experiência em desenvolvimento de produtos cosméticos, adquirida na Natura. Atuou na liderança de projetos de desenvolvimento de inovações tecnológicas para cosméticos e de Open Innovation. Atualmente é gerente técnica da Chemspecs, responsável pelos laboratórios de atendimento ao cliente e controle de qualidade.
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Intervalo 09:40 - 10:10 |
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10:10 -10:30 |
Mindful Cosmetics: Este Momento é Seu
A rotina desgastante de nossas vidas gera uma alta carga de estresse, e para lidar e se adaptar a todo este ambiente entramos constantemente no “Piloto Automático”. Desta forma acumulamos entulhos mentais que interferem fortemente em nosso desempenhando e, por fim, deixamos de viver plenamente o agora. O Mindfullness representa um estado mental de atenção plena na experiência presente. Entenda como isto se aplica à produtos cosméticos e promove benefícios que vão muito além da beleza, incorporando aos produtos uma nova experiência que proporciona equilíbrio e bem-estar para o corpo e a mente.
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Gabriel Diogo
Galena Química., Campinas SP
Farmacêutico, iniciou sua atuação na área de Tecnologia de Cosméticos e Cosmetologia em 2013 com a Avaliação e Estudos de Estabilidade de Produtos Cosméticos. Há 3 anos atua como Analista de Desenvolvimento Farmacotécnico na Galena Química e Farmacêutica sendo responsável pelo desenvolvimento de formulações no Laboratório de Aplicação, onde atende as unidades de negócios Magistrais e Industriais.
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10:30 10:50 |
Solução Inovadora de Silicone para Proteger e Restaurar a Saúde do Cabelo
Os polímeros de silicone são materiais inteligentes que podem ser adicionados em baixos níveis aos produtos condicionantes para obter proteção superior, corrigir os sinais de envelhecimento do cabelo e restaurar propriedades saudáveis dos cabelos.O Seminário focará em novos aminosilicones refinados com funcionalidades orgânicas, para tratar a saúde do cabelo e as necessidades dos cabelos danificados.Em particular, serão discutidas as propriedades de formação de filme que proporcionam proteção adicional à cutícula, deposição direcionada em cabelos danificados e reticulaçãoin situ que proporcionemhidrofobicidade durável.
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Karla Araujo Macian
Momentive Performance Materials., São Paulo SP
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás. Tem especialidade em Cosmetologia pela I.S.I.P.I.C.A. , França. Fez mestrado em Biologia cutânea e Cosmetologia pela Universidade de Paris XI, França. Tem MBA em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), São Paulo. Trabalhou na Natura como especialista em emulsões. Desenvolveu vários produtos, que foram lançados no mercado e depositou 8 patentes. Atualmente é gerente de Marketing para América Latina na Momentive Performance Materials
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10:50 - 11:10 |
Minimalismo Cosmético – O Futuro da Inovação está na Multifuncionalidade
O mercado cosmético passa constantemente por inúmeras transformações, sejam elas impulsionadas por diretrizes regulatórias ou por necessidades de consumidores, é hoje uma realidade que consumidores esperam por produtos com um maior teor de ingredientes naturais ao passo que a lista de matérias-primas banidas está aumentando, assim reduzindo as opções de formuladores. Descubra com a Ajinomoto o minimalismo cosmético, o futuro da inovação através da multifuncionalidade, e como é possível através de um conjunto de matérias-primas fundamentais desenvolver formulações com um sensorial inovador para as mais diversas categorias de cuidado pessoal.
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Fernanda Satake
Ajinomoto do Brasil Ltda., São Paulo SP
Fernanda Satake é graduada em Química Industrial pela USP e com Curso de Especialização em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos pelo Instituto Racine. Possui seis anos de experiência no mercado cosmético, atuando na área de vendas técnicas e marketing em fornecedores de matérias-primas, principalmente especialidades.Com passagem pelas empresas Dow Química, Midelt e Wenda do Brasil. Atualmente é Especialista de Vendas Técnicas da Divisão Aminoscience da Ajinomoto e é responsável pelo atendimento de keyaccounts e da distribuidora quantiQ.
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11:10 - 11:30 |
Allowing Elegant Beauty
A beleza não tem idade, e a elegância é atemporal. A fusão entre a busca da beleza e sentir-se bem tem levado o mercado a novas direções, dessa forma mais inovações são esperadas.A tradicional abordagem para o envelhecimento tem agora buscado uma mensagem mais positiva e harmoniosa. O desafio da SILAB é de se antecipar cientificamente às tendências globais. Como os avanços científicos impactam de maneira harmoniosa os produtos anti-aging atuais?
Para isso, a SILAB preparou um guia moderno e atemporal para ser pró-ativa ao tratar o envelhecimento com graça. É uma mistura do que temos de mais inovador em nosso portfólio de ingredientes naturais. Está perfeitamente balanceado para uma proposta que busca manter um toque de graça, sofisticação e charme.
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Francisco Santin de Souza
Silab South America
Francisco Santin de Souza é Farmacêutico-Bioquímico formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP, Araraquara-SP. É especialista em Cosmetologia pela Faculdade Oswaldo Cruz-SP e possui MBA em Gestão Econômica de Projetos pela FGV- Com mais de 10 anos de experiência no mercado cosmético, atuou sempre no ramo de insumos e ativos cosméticos, desenvolvendo projetos e introduzindo novas matérias primas para o mercado cosmético nacional e internacional. Desde 2012, é Gerente de Negócios da SILAB América do Sul, sendo responsável pelo desenvolvimento do mercado sul americano, com a linha de ativos naturais da empresa francesa independente, Silab
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11:30 - 11:50 |
Do Couro Cabeludo às Pontas: a Solabia apresenta uma Estratégia Completa para o Tratamento e Proteção Capilar
Para elaborar estratégias vencedoras para o tratamento e a proteção capilar, a Solabia analisou desde o couro cabeludo até as pontas dos cabelos sugerindo linhas para combater os principais problemas capilares...
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Monica Galli
Solabia do Brasil, Maringá PR
Graduada em Química Industrial pela Faculdade São Bernardo, com pós graduação em cosmetologia pelo Instituto Pupo e Química e Pesquisa pela Faculdade Santo Andre. Gestora de contas da Solabia Biotecnológica desde 2011.
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11:50 - 12:10 |
RSF (Radical Status Factor) e RP (Radical Protection)
A importância da Determinação do Fator do Estado Radicalar (RSF) e do Fator de Proteção Radicalar (RP) na manutenção da homeostase dos cabelos
O mercado brasileiro de produtos para cabelo ocupa a quarta posição no mundo e a previsão é de crescimento, principalmente para linha de tratamento capilar, visto que a vitalidade dos fios impacta de maneira importante a autoestima e a personalidade do ser humano. Dessa maneira, a disponibilização de ativos e produtos que protejam os fios contra agressões extrínsecas, como radiação solar e poluição, ainda, ao mesmo tempo em que promova ação na zona biológica, é essencial para a manutenção da homeostase capilar. Uma maneira eficiente de medir o impacto do estresse oxidativo é a mensuração do Fator do Estado Radicalar (RSF – Radical Status Factor) e do Fator de Proteção Radicalar (RP – Radical Protection), que caracterizam e mensuram a totalidade de radicais livres presentes em um microambiente. O RSF e RP são fatores universais que avaliam o estado redox o qual é determinante para o início de alterações funcionais e estruturais. Neste sentido, é possível classificar um produto de acordo com sua capacidade de inibir a formação de radicais livres e dessa forma preservar e proteger a estrutura capilar contra os danos produzidos diariamente. |
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Michelle Sabrina da Silva
Kosmoscience, Valinhos SP
Pesquisadora responsável pelo desenvolvimento e execução de metodologias de avaliação de eficácia e segurança de ativos e produtos dermocosméticos no Grupo Kosmoscience. Bióloga, PhD em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
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12:10 -12:30 |
Granlux AOX G3 ECO
A High Chem apresentará o Granlux AOX G3 ECO, um extrato de Piceaabies, rico em lignanas, com propriedades antioxidantes.
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Vera Carvalho
High Chem Quimica LTda., São Paulo SP
Química industrial com 40 anos de experiência no desenvolvimento de formulações na área cosmética e farmacêutica. Gerente técnicae de marketing na High Chem.
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Almoço 12:30 - 13:30 |
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13:30 - 14:00 |
A Psicologia na Qalidade
Como é do conhecimento geral a atividade da psicologia é lidar com comportamentos e todo comportamento é resultante de um contexto. Portanto a psicologia resulta em conciliar o contexto e o ambiente existentes promovendo qualidade seja de vida seja na resultante do comportamento do colaborador nas suas atividades. A psicologia possui recursos para atuar nas melhorias necessárias para colocar a cultura organizacional na forma mais adequada para implantação dos sistemas. Uma das características que sempre se apresentam prioritariamente quando da aplicação da psicologia é a melhoria quase que instantânea da produtividade.
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Carlos Alberto Trevisan
Carlos & Trevisan Consultoria, São Paulo SP
Engenheiro químico com mais de 40 anos de experiência e em empresascomo Colgate-Palmolive, Max Factor, Revlon e O Boticário.Pós-graduado em administração de empresas,administração industriale direito sanitário. É consultor da Anvisa para o treinamento de inspetores sanitários, consultor para a Certificação em Normas da série ISO, consultor para a Certificação em Boas Práticas de Fabricação e Controle, econsultor para a Certificação em Boas Práticas de Laboratório. É palestrante em universidades e associações nacionais e internacionais, docente naFaculdades Oswaldo Cruz (São Paulo SP) e no Instituto Equilibra (Curitiba PR), e professor convidado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (São Paulo SP e Ribeirão Preto SP). Foi presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), de 2001 a 2005. É conselheiro do Conselho Regional de Química da 4ª Região, membro do quadro associativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas, membro do quadro associativo da InternationalSociety for PharmaceuticalEngineering (ISPE). É auditor certificado para Normas da série ISO, auditor certificado para Boas Práticas de Fabricação e Controle, e auditor certificado para Boas Práticas de Laboratório.
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14:00 - 14:20 |
Conservando em Mundo “Free of”
Sharon laboratórios é um fabricante de conservantes há mais de 35 anos, aprovado para muitas empresas globais e líderes da indústria e tem uma rede estabelecida de canais de distribuição locais em mais de 40 países. A preservação tornou-se um desafio nos últimos anos – devido a novas tendências de consumo, a demandas de marketing e a necessidades do formulador. Mais e mais substâncias encontram-se marcadas como 'indesejadas', impulsionando a indústria de cuidados pessoais a buscar sistemas alternativos e suaves, mas eficazes e acessíveis, principalmente, com os conservantes. Uma nova abordagem vem de soluções “Free Of” x Clássicos, trazendo as melhores características de ingredientes, segurança e maiores níveis de eficiência das misturas com baixa dosagem e, portanto, fornecem uma solução com ótimo custo-benefício. Isso torna-se perfeito para os fabricantes de grande escala e uso de mercado de massa. Várias opções livres de parabenos, doadores de formaldeído, halogênios e isotiazolinonas = “Free Of.
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Veronika P. S. Rezzani
Sharon Labs Brasil Ltda., São Paulo SP
Pós graduada em Cosmetologia e MBA em Marketing, com mais de 20 anos de experiência no setor cosmético e de higiene pessoal. Atua em vários setores da indústria, na criação de conceitos, desenvolvimento para marcas internacionais, produção, Comex e formulação. É Gerente de Vendas e Operações para o Brasil e América Latina há 3 anos.
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14:20 - 14:40 |
Como o Ferramental Analítico aliado a Técnicas de Investigação de Superfíces podem Determinar a Melhor Composoção Fitoquímica para Aplicação em Cabelo e Pele
A química analítica tem como princípio identificar e quantificar componentes em diferentes sistemas; a bioquímica tem como um de seus princípios entender os mecanismos de ação de diferentes sistemas biológicos, bem como o que possa beneficia-los. A proposta a ser apresentada visa como usar os conhecimentos básicos e aplicados de diferentes áreas do conhecimento para criar soluções de alta eficiência, alta tecnologia e especificidade dentro dos sistemas a serem aplicados (pele e cabelo).
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Gabriel Mares
Aqia Química Industrial Ltda., São Paulo SP
Bacharel em Química pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, é gerente de projetos e tecnologias na empresa Bioextract Farma Service Pesquisador associado no laboratório de processos foto induzidos no instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP)Desenvolvimentos de equipamentos e métodos de análise para testes de eficácia em cosméticos (medição de brilho, microscopias, cor, hidroafinidade de fibras naturais).
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14:40 -15:00 |
Ciclo Circadiano e o Cuidado da Pele
O prêmio Nobel de Medicina de 2017 foi concedido aos geneticistas americanos Hall, Rosbash e Young por seus estudos sobre os mecanismos envolvidos no Ciclo Circadiano dos seres vivos.Este ciclo designa o período de aproximadamente 24 horas e refere-se à forma como regulamos o nosso metabolismo nas diferentes fases do dia. A nossa pele também sofre alterações influenciadas pelo Ciclo Circadiano e seu cuidado deve respeitar estas mudanças.Neste Seminário a ASSESSA vai apresentar SOLUÇÕES PARA O CUIDADO DA PELE considerando as diferentes fases do Ciclo Circadiano.
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Luciana Centurion
Assessa, Rio de Janeiro - RJ
Farmacêutica e Bioquímica, formada pela Universidade Estadual de Araraquara, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e de matérias primas. Atuou em empresas como Natura, Johnson& Johnson, Croda, Dinaco, Sensient, entre outras.Atualmente exerce o cargo de Gerente Comercial Sênior da Assessa.
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15:00 - 15:20 |
Perfumaria: Evolução de Mercado & Tendências
A evolução histórica do mercado de perfumaria irá explicar em fatos o que fez o Brasil chegar ao topo do consumo na perfumaria mundial. Para manter este ritmo de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado, a Amanter apresentará a arvore olfativa utilizada em sua literatura, explorando as principais oportunidades e tendências no segmento de perfumes.
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Renata Ashcar
Amanter Fragrancias Ltda., Belo Horizonte MG
Publicitária pela Unip, conta com longa experiência na indústria de cosméticos. Há três décadas contribui para a construção do segmento de perfumaria no Brasil e do qual tornou-se uma autoridade. Autora dos Guias de Perfume e do livro Brasilessencia que deu base ao primeiro museu de perfumes do país,do qual foi curadora. São inúmeras as publicações, os empreendimentos, os produtos de sucesso e os profissionais que inseriu no mercado. Outro destaque é o projeto de educação olfativa para deficientes visuais.
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15:20 - 16:00 Intervalo |
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16:00 - 16:30 |
Desafios e Oportunidades da Nova Lei da Biodiversidade para o Setor Cosmético
A nova lei da biodiversidade no Brasil trouxe como principal promessa o desentrave burocrático para pesquisa e inovação com ativos da biodiversidade brasileira. A Lei 13.123/15 entrou em vigor há cerca de um ano e meio, e ainda traz muitas dúvidas e insegurança para os usuários. No setor cosmético, sabemos que os ativos naturais possuem grande potencial, em especial os ativos do Brasil, que além de possibilitar novas descobertas, possuem um apelo mercadológico bastante interessante, não só para o consumidor brasileiro como no mercado internacional. O objetivo desta palestra é desmistificar os entraves da legislação de acesso e do CGen, bem como mostrar as oportunidades que o novo marco legal oferece para os usuários.
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Caroline de Baére Grassl
GSS Sustentabilidade e Bioinovação
Especialista em Direito Ambiental e Gestão Estratégica de Sustentabilidade pela PUC-SP, atua na área jurídica de biodiversidade da GSS Sustentabilidade há 4 anos, já tendo participado na implementação de oficinas sobre associativismo e contratos em comunidades brasileiras. Em 2016, participou da apresentação dos resultados do “Projeto Brogotá” na COP 13 da Convenção sobre Diversidade Biológica em Cancún, México, que teve por objetivo estudar a legislação sobre acesso e repartição de benefícios mundial, com parceria da Natura Cosméticos e Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
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Orientações Gerais para a Inscrição
Este evento é exclusivo para profissionais da indústria fabricante de produtos de hppc e farmácias de manipulação.
Se você ainda não recebeu o seu convite, solicite agora uma "pré-inscrição" no ícone ao final desta programação e aguarde a confirmação através do e-mail informado. A nossa confirmação será enviada do e-mail sac@tecnopress-editora.com.br.
A inscrição é um kit de produtos cosméticos/higiene pessoal (infantil ou adulto de fabricação própria, sem exigência de quantidade), entregue na retirada da credencial, que será doado ao projeto Casa Lar Caminho da Esperança - Terra Fértil (62 3241 8723) . .
Incluido na Inscrição: Pasta com abstract das apresentações, coffee break e um almoço leve.
O Certificado será encaminhado em formato digital, por e-mail, aos que assinarem a lista de frequência, na chegada e na saída.
Estacionamento é de responsabilidade do participante.
Estudantes: As cotas são limitadas. Analisaremos as inscrições somente mediante indicação do orientador.
Fornecedores: Para saber como participar, envie um e-mail para Antonio Farias - sac@tecnopress-editora.com.br. |
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PATROCINADORES / EXPOSITORES |
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REALIZAÇÃO - DIVULGAÇÃO E APOIO |
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